top of page

Quem somos

IMG-20221130-WA0077.jpg

Em 2020, o mundo enfrentou a pandemia do coronavírus que chegou impondo um novo ritmo de vida à humanidade. O caos e a crise sem precedentes se instalaram. No Brasil, além da grave crise sanitária causada pelo vírus, passamos por profundas crises econômicas, políticas e sociais. Relações afetivas e profissionais precisaram ser ressignificadas. Situações, nas quais, trouxeram diferentes consequências à vida e ao trabalho dos indivíduos.

Naquele momento, foi necessário nos reinventarmos e aprendermos novos formatos de vida e de convivência, o que também nos provocou a ter um novo olhar e uma nova perspectiva para o trabalho voltado à infância e à criança pequena. Dentro deste contexto, vislumbramos a possibilidade de fundamentar esse universo educacional por meio da elaboração de um projeto, o qual denominamos de CRITinfância.

A escolha deste nome para o projeto remete-se à criticidade da infância ou a uma infância crítica, pois une aspectos da Teoria Crítica e da Educação Infantil, pouco abordados até aquele dado momento.

A partir disso, desenvolvemos um trabalho de materialização deste projeto por meio do desenvolvimento e elaboração de diversos canais de comunicação virtual e midiática, a fim de que pudéssemos acolher os profissionais da infância que se encontravam em contextos pandêmicos, tais como: Instagram, Site, YouTube e Facebook. A partir destes canais de comunicação, pretendíamos contribuir e acolher os profissionais da infância mediante o caos instalado via ensino remoto e encontros online.

A proposta deste projeto vai de encontro com o fato de atribuir novos sentidos ao processo formativo voltado à primeira infância com vista a desbarbarização do trabalho na Educação Infantil pela instância da resistência e autorreflexão crítica e emancipatória do ensino.

Próximos eventos:
GEPEITC - 31/10/2023

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica, do departamento de Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), desenvolve ao longo de 15 anos pesquisa e extensão com formação de professores.

O grupo é composto por estudantes do Ensino Médio, da pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado), bem como professores formadores do curso de Pedagogia e Artes Visuais da mesma instituição, e professores da Educação Básica.

Seu intuito é disseminar conhecimentos oriundos de estudos e produções científicas, além de desenvolver cursos e eventos formativos dentro das temáticas: Infância, Educação Infantil e Teoria Crítica.

bottom of page